Priorizando o bem-estar dos colaboradores por meio da tecnologia.
Através de assistentes empáticos e soluções autogerenciáveis, promovem a saúde integral dos colaboradores e ajudam sua relação com o ambiente de trabalho para alcançar maior satisfação. Está transformando a vida profissional e é o futuro do trabalho remoto.
O modelo HERO (sigla em inglês para Healthy and Resilient Organization) promove uma cultura de saúde integral nos funcionários, equipes e organizações, e é comprovado que constrói equipes mais eficazes e resilientes diante da adversidade.
Google, Facebook, Boston Consulting Group e Bain & Company são algumas das organizações saudáveis que estão implementando esse modelo, de acordo com a CNBC, como as melhores empresas em termos de cuidados com os funcionários. Quais são os resultados que essas organizações mostram? Funcionários e equipes saudáveis, altos níveis de bem-estar psicológico, organizações saudáveis, definidas como alto desempenho organizacional, e evidências de responsabilidade social corporativa.
Para alcançar isso, essas organizações realizam esforços sistemáticos, planejados e proativos para melhorar processos e resultados, tanto para os funcionários quanto para a organização como um todo. Compreender o bem-estar integral dos colaboradores é crucial para fornecer atenção em todas as áreas que compõem seu dia a dia de trabalho: gestão emocional, RH e suporte. Não podemos nos concentrar apenas nas emoções e não abordar dúvidas ou pedidos cotidianos, como equipamentos, acesso ou certificados, por exemplo.
O bem-estar integral supera a gestão emocional; é, acima de tudo, poder fornecer ao colaborador a convicção de que, ao final do dia, foi ouvido, valorizado e ajudado a tornar sua tarefa bem-sucedida e sem obstáculos. Com atenção às necessidades de nossos colaboradores, há dois anos, projetamos e desenvolvemos a DALA, nossa Assistente Integral de Bem-Estar, que mantemos constantemente atualizada, com novos recursos a cada dois meses.
Esta ferramenta é um chatbot conversacional empático que permite a resolução autogerenciada de necessidades, desde as mais imediatas até as mais complexas. Inicialmente, fornecia suporte em gestão emocional e agora adicionou suporte de TI e ADP, administração de pessoal, como uma área que gerencia questões relacionadas aos colaboradores.
Mas esse desenvolvimento não é isolado; ele conta com uma equipe que torna possível a evolução da DALA como assistente 360°. O principal objetivo é cobrir toda a jornada dos colaboradores de forma contínua, com eles no centro da operação. Por isso, incorporamos a DALA ao WAY, nossa plataforma digital de Experiência do Empregado criada a partir de atributos conversacionais autogerenciáveis e inteligentes, onde cada colaborador encontra todas as suas informações pessoais e funções operacionais em um só lugar, tornando-a hiper-personalizada e fornecendo autonomia e facilidade na gestão de suas atividades diárias.
Com essa sincronização, alcançamos um trabalho colaborativo da DALA com o WAY para transformar a plataforma em uma experiência conversacional, onde o colaborador está no centro.
Uma das características desses assistentes virtuais é que eles proporcionam uma experiência uniforme a todos os membros de uma equipe, independentemente de onde estejam fisicamente. Não é mais necessário compartilhar um escritório para alcançar proximidade, e é precisamente esse aspecto que o torna a ferramenta ideal para o trabalho remoto.
Sua eficácia foi comprovada durante o período da pandemia com o trabalho remoto, pois foi uma ferramenta fundamental para alcançar contenção, união e pertencimento. Como destacado no estudo da Globant, o trabalho remoto veio para ficar e revelou que 46% dos gestores acharam muito difícil fornecer apoio emocional às suas equipes.
Com esses assistentes, a apenas um clique de distância, é possível fornecer contenção, assistência emocional, suporte e soluções em RH. É um dos pontos mais importantes para o sucesso dessas ferramentas: respeitar as diferenças culturais, linguísticas e idiossincrasias. Se quisermos alcançar proximidade, união e pertencimento, precisamos falar a mesma linguagem da equipe.
Organizações saudáveis entendem que o colaborador é o centro de sua operação, e é por isso que, para alcançar o bem-estar dentro de uma organização, as estratégias devem ser baseadas nas necessidades do colaborador, se quisermos que a pessoa possa dar valor e significado ao que faz no final do dia.
Evelin Henry
Directora Global de Experiencia y Bienestar