O Potencial da IA Generativa no Atendimento ao Cliente

Sem dúvida, a emergência da IA generativa transformou completamente o cenário empresarial, revolucionando estratégias e modelos de negócios, ao mesmo tempo em que impulsiona um crescimento sem precedentes em várias indústrias e agora maximiza os resultados no atendimento ao cliente.

A Inteligência Artificial Generativa (IAG) é um ramo da inteligência artificial que se concentra na geração de conteúdo a partir de dados existentes. Essa tecnologia utiliza algoritmos avançados e redes neurais para aprender com textos e imagens e, em seguida, gerar conteúdo. Os avanços na IAG têm sido impressionantes nos últimos anos e, sem dúvida, tornaram-se populares com o lançamento do Chat GPT, que superou um milhão de usuários em menos de uma semana, conforme relatado pela Reuters.
A IAG oferece múltiplas oportunidades para muitas indústrias, razão pela qual mais de 60% das empresas utilizam IA generativa no local de trabalho, e estima-se que o mercado de IA generativa alcance US$ 1,3 trilhão até 2032, de acordo com um relatório dos analistas da Bloomberg Intelligence liderados por Mandeep Singh.

Os usos da IAG são muitos e variados em diferentes setores. Entre eles, encontramos: geração de conteúdo para áreas artísticas, publicitárias e de marketing, bem como aplicações em pesquisa científica e medicina para analisar grandes quantidades de dados e encontrar padrões e relacionamentos que de outra forma seriam difíceis de detectar.

No atendimento ao cliente, seu potencial é ilimitado. Com o desenvolvimento desse tipo de solução, podemos alcançar eficiência, redução de tempo e aprimorar a tarefa dos agentes. Algumas das soluções são:

  • Análise de qualidade e experiência: Com esses dados e rápida adaptabilidade, podemos formar um arquétipo de cliente que permite ajustar o nível de atenção, por meio do treinamento dos agentes, de acordo com os comportamentos e necessidades dos usuários.

     

  • Ferramenta de gerenciamento de conhecimento: Economiza tempo de treinamento de agentes. Por meio de um chat interno, os agentes podem aprender processos, respostas, saber o que e como responder a um usuário, etc. Ao contrário da maioria dos desenvolvimentos de aprendizado de máquina, esse chatbot “aprende sozinho” e não precisa de uma árvore de conteúdo para acessar informações.

     

  • Assistente de agente: Para acompanhar as tarefas realizadas pelos agentes, desenvolvemos um assistente IAG para correção ortográfica para garantir a escrita e a ortografia de textos enviados aos clientes. Também implementamos um checklist com IAG com uma Telco para verificar se cada um dos passos e processos necessários na gestão são cumpridos.

Os benefícios da implementação da IAG no atendimento ao cliente são concretos: reduz o tempo em 90% e aumenta a eficiência no atendimento em 10% a 15%.

As soluções são ilimitadas. No caso da Apex, já estamos desenvolvendo para o futuro. Atualmente, temos um piloto para uma empresa de telecomunicações para que possam preencher formulários de forma 100% automatizada; para redes sociais, estamos desenvolvendo bots de linguagem natural e vários assistentes para agentes ajudá-los em tempo real.

A tecnologia de Inteligência Artificial Generativa (IAG) provou ser uma ferramenta altamente poderosa e versátil em diversos campos, demonstrando a capacidade de se adaptar às necessidades em constante mudança do mercado. Esta tecnologia promete não apenas transformar a maneira como interagimos com informações, mas também abrir um novo panorama de possibilidades para inovação e progresso em diversos setores, mostrando um horizonte promissor para o futuro.

Picture of Carolina Marconetto

Carolina Marconetto

Chief Technology Officer

Pular para o conteúdo